Dúvidas Frequentes (FAQ)

O que é o Prêmio Nacional da Biodiversidade?
O Prêmio Nacional da Biodiversidade é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que tem por finalidade reconhecer o mérito de iniciativas, atividades e projetos que se destacam por buscarem a melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira.

Quem pode participar?
Empresas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, academia e órgãos públicos que desenvolvam iniciativas, projetos ou atividades em prol da melhoria ou manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira. Na categoria Imprensa podem participar cidadãos ou organizações que divulgaram, influenciaram ou impulsionaram a realização de ações em prol da melhoria do estado de conservação da biodiversidade brasileira.

Como deve ser feita a inscrição?
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site do Prêmio Nacional da Biodiversidade, através do preenchimento e envio do formulário eletrônico e anexação de documentos comprobatórios.

Qual o período de inscrição?
As inscrições devem ser feitas no período de 22 de julho a 22 de outubro de 2019.

Quantos projetos podem ser inscritos por pessoa ou instituição?
As pessoas e instituições poderão inscrever mais de um projeto, entretanto, o mesmo projeto não poderá ser inscrito em mais de uma categoria.

Esqueci de anexar alguns documentos, o que devo fazer?
Os documentos deverão ser anexados no momento da inscrição. Caso tenha realizado sua inscrição e esqueceu algum anexo que deseja adicionar, favor submeter novamente sua inscrição.

Como será o processo de avaliação?
A avaliação de mérito das candidaturas será realizada por uma comissão julgadora que analisará os critérios de efetividade da ação quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambiental e social e inovação. Serão selecionadas três candidaturas finalistas em cada uma das categorias e a indicação de um vencedor dentre os três finalistas de cada categoria.

As iniciativas finalistas também concorrerão ao prêmio especial “Júri Popular”, cuja vencedora será eleita por meio de processo de votação eletrônica no sítio eletrônico do MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.

Como, quando e onde será a premiação?
Os finalistas participarão de uma cerimônia que será realizada no dia 22 de maio de 2020, em Brasília, DF. Os vencedores serão agraciados com o Troféu do Prêmio Nacional da Biodiversidade. Aos demais finalistas será concedido um certificado atestando sua condição de finalista no concurso.

Qual é o prêmio?
Todas as iniciativas finalistas receberão certificado de participação e às vencedoras será entregue o troféu do Prêmio Nacional da Biodiversidade.

Como posso esclarecer dúvidas?
As dúvidas podem ser esclarecidas através do email: premionacionaldabiodiversidade@mma.gov.br